Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Situação de emergência de Campos Borges homologada

A escassez de chuva que se prolonga desde o mês de novembro de 2019, e os baixos índices de chuva contribuíram na construção de um cenário marcescente e inoportuno prejudicando a agricultura e pecuária de nossa região. Em Campos Borges, dados levantados pela EMATER/ASCAR apontam uma perda na  soja de 75%, do mesmo modo a falta de água atingiu o cultivo do milho. Lavouras destinadas à produção de silagem tiveram mais de 70% da sua produção comprometida.

Além da agricultura, a estiagem causou estragos notáveis na bacia leiteira, em função da falta de estoque de forragem para alimentação do gado enquanto o clima não permite a formação de pastagens.

Com as eminentes perdas na área rural, a situação de emergência de Campos Borges foi homologada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, na segunda-feira, 13. A aprovação permite ao Poder Executivo habilitar o município receber recursos estaduais e federais destinados a minimizar os efeitos da seca.

As secretarias de Agricultura e de Obras mantêm o auxilio ao interior do município, com o abastecimento de caixas d’água para o consumo animal e humano.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support