Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Roteiro de Turismo Rural Querência da Cultura e do Sabor

O grupo de empreendedores em Turismo do município de Campos Borges realizou na quinta-feira, 24, o Roteiro de Turismo Rural Querência da Cultura e do Sabor. As atividades do dia iniciaram às 8h em frente à Praça da Matriz, com um breve histórico do município.

Sem demora, o roteiro turístico seguiu o percurso definido até à Gruta de Santa Rita de Cássia, na comunidade de Volta Vitória. Os moradores locais recepcionaram os visitantes convidando-os para um momento de oração e reflexão. Após, houve a degustação de produtos rurais da agroindústria Sabor do Pago.

A próxima parada do grupo fora na Casa do Artesão “Mãos que criam”. Lá, puderam conhecer um pouco mais sobre o artesanato local e acompanharam a fabricação de uma peça artesanal.

Logo após, a viagem seguiu até a Fazenda da Paineira, no Rincão dos Toledos. Luciara Regina de Bortoli, dona da fazenda, recepcionou os turistas e falou a respeito da casa de memória rural, a qual possui, composta por utensílios e antiguidades de época. O ponto turístico seguinte foi o Piquete Estampa Criola, onde foi realizado o almoço com música ao vivo, orquestrada pelos gaiteiros presentes. Na parte da tarde, uma roda de prosa e cantoria foi formada, e os turistas aproveitaram a oportunidade para dançar ao som das gaitas. Além disso, como forma opcional, houve passeio a cavalo e laço com vaca parada.

Posteriormente, o grupo turístico visita à Tenda Sabor do Campo, localizado na propriedade de Lenir Tatsch, na Vila Fogo. Neste local, os turistas conheceram os processos produtivos da família, bem como, degustaram e adquiriram produtos coloniais da agricultura familiar.

O seguinte ponto da rota, fora o sítio Recanto da Natureza, localizado na Linha São Pedro. Os donos do local, Lurdes e Osvaldo Maier e parte do grupo de turismo rural recepcionaram os visitantes com muita música e alegria. Em seguida, foi formado o grupo que realizou uma trilha pela mata do sítio. Bem como, saborearam um delicioso café rural com pratos típicos.

O encerramento das atividades ocorreu através da visita à Floricultura Seibel, onde o grupo conheceu espécies diversas de plantas e flores, e acompanhou a montagem de um mini jardim.