Campos Borges - RS, terça-feira, 19 de março de 2024

Reunião  do Conselho Municipal da Saúde

Na última quinta-feira, 30, aconteceu uma reunião ordinária  do CMSAS, do Município de Campos Borges. Na oportunidade foi realizado por parte da Gestão, um apanhado dos acontecimentos na área da saúde no nosso Município, bem como resultado final dos recursos conseguidos nas esferas Estadual e Federal.

Destacou-se três emendas Parlamentares,  reempenho no Ministério da Saúde, de valores de projeto que se arrastava desde o ano 2016, no Estado programas, projeto  CHAMAR 192, O Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), Rede Bem Cuidar, custeio Bem como investimento no valor de R$ 200,000,00, ainda adequação para Farmácia Cuidar +, também foi destacado um aporte financeiro por parte do Estado em pagamento de dívidas  que se arrastavam desde ano de 2013.

Além disso, também foi apresentado o Comitê das PICs ( Práticas Integrativas e Complementares), o qual tem por objetivo auxiliar na implantação das PICs no Município, avaliar resultados antes e após um ano da implantação, incluir ou excluir PICs que serão fornecidas, realizar intercâmbios entre Municípios que realizam as práticas, entre outros.

A Prefeita Municipal, Cleonice da Paixão Toledo, agradeceu os Conselheiros pelo desprendimento, parceira e pelo belo trabalho realizado em 2021, e finalizou desejando a todos um Feliz ano de 2022.

Para finalizar, foi apresentado o Plano de Assistência Farmacêutica 2022-2025, que tem por objetivo geral, diante dos problemas de saúde existentes no Município, preparar os serviços que são e serão ofertados, garantir a saúde integral da população: prevenção, promoção, tratamento e acompanhamento. Bem como, traçar metas e ações que serão realizadas pela Assistência Farmacêutica em todos os seus aspectos.