Campos Borges - RS, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reunião com representantes da Empresa Vibra

Na última quarta-feira, 11, a convite da Administração Municipal estiveram no Município de Campos Borges, o Sr. Charles Eduardo Stefanello Gerente de Produção e Sr. Ronaldo Muchisnki, ambos representantes da empresa gaúcha VIBRA com sede em Montenegro, na Região Metropolitana. Na oportunidade foi realizada reunião, na sede da Prefeitura Municipal, com a presença da Prefeita Municipal Cleonice da Paixão Toledo, Vice Prefeito Daniel Morgan, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Adelar Maier, Técnico Agrícola do Município Sandro Werner, Chefe do Escritório da Emater Fernando Missio, Vereadora Améris Lira Hartmman. O objetivo  desta reunião foi expor para a Administração Municipal, a história da empresa e seu planejamento de expansão para os próximos cinco anos, incluindo em seu projeto possibilidade de firmar parceria com o município de Campos Borges e buscar aqui investidores que poderão se tornar integrados da empresa na produção de aves de corte.

A Vibra é composta por 14 unidades distribuídas estrategicamente em 3 estados brasileiros, todas em permanente processo de qualificação, seja pela melhoria de processos, seja pela contínua busca e uso das mais avançadas tecnologias mundiais disponíveis ao seu segmento e já conquistaram consumidores em mais de 50 países. A Empresa adquiriu uma planta de produção de aves no município de Soledade, com expectativa de produzir 8 mil toneladas de frango por mês, em 2020 assumiu o controle do frigorífico Somave, com área de 10 hectares, além disso, a empresa está investindo em uma fábrica de rações, um incubatório e um frigorífico de processamento de aves.

Durante a Reunião a Prefeita Municipal Cleonice Pasqualotto da Paixão Toledo e o Vice-Prefeito Daniel Vicente Morgan, explanaram Campos Borges tem interesse em fechar parceria com a empresa e buscar investidores no município. Campos Borges está disposto a diversificar a produção rural, e esta parceria é viável pela distância de Campos Borges a Soledade e pode-se dizer que a cidade tem estrutura para realizar serviços de terraplanagem, agilizar projetos água de luz, possui corpo técnico para desenvolver questões ambientais e financiamentos em banco.

Charles Eduardo Stefanello, Gerente de Produção da Vibra relatou que se surpreendeu com a região e em especial com o Município de Campos Borges, pelas condições favoráveis para o desenvolvimento de projetos na área de avicultura, pelo fácil acesso, pela distância da sede em Soledade e pelo tipo de relevo.

Durante a reunião também foi colocado resumidamente valores de investimentos e retornos de produção, tanto para o Município, como para os integrados. Após este primeiro contato ficou definido que o Município abrirá um período de inscrição para possíveis interessados e a empresa Vibra através de seus representantes agendará nova reunião para explanar, para os interessados em tornar-se integrados, todas as questões que envolvem este processo de implantação de aviário.