Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Realizado evento alusivo ao Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Campos Borges promoveu na tarde da última quarta-feira, 30 de outubro, evento alusivo ao Outubro Rosa. Representando a Administração Municipal estiveram presentes o prefeito Everaldo da Silva Moraes, secretários e vereadores.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar e informar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o qual surgiu no Brasil em 2002. Desde 2011, a data estendeu-se para o câncer de colo do útero. A Cor Rosa adotada por meio de publicidade enfatiza o movimento, sendo que em cada estado do país são lançadas ações e iniciativas em prol da saúde da mulher e, sobretudo, na prevenção da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes Silva (Inca), em 2017, o câncer de mama afastou mais de 21 mil mulheres do trabalho. No Brasil, estima-se que serão 59,7 mil novos casos em 2019.

A Secretaria da Saúde Municipal apoia a campanha e, com isso, realiza eventos que possam contribuir para uma reflexão sobre a prevenção de doenças e melhorias da qualidade de vida da população camposborgense.

Pensando nisso, a secretaria elaborou uma palestra show, através da palestrante Vanessa Castro Schane, de Arroio do Tigre, com o tema “Mulher, essência que o mundo precisa.” Além é claro, da distribuição de brindes e lanches para os presentes no dia.