Campos Borges - RS, sexta-feira, 26 de abril de 2024

  • Início
  • Notícias
  • Estiagem: situação de emergência é reconhecida a nível federal

Estiagem: situação de emergência é reconhecida a nível federal

No mês de janeiro, o município de Campos Borges decretou “situação de emergência” devido aos efeitos da estiagem deste ano, considerada a mais grave desde 2010.

Frente a este cenário e tendo acumulado nesta safra de verão um prejuízo estimado em mais de R$ 40 milhões de reais, a Administração Municipal emitiu relatórios que comprovaram o estado emergencial, sendo reconhecido a nível estadual e após recurso, também, a nível federal.

Agora, o município encaminhou junto a Defesa Civil Federal, uma série de solicitações para atender as demandas que amenizarão a situação da estiagem e poderão ajudar a alavancar o setor agrícola, principalmente a agricultura familiar.

Entre os pedidos estão:

*A perfuração de quatro poços artesianos;

*A instalação de quatro reservatórios de água com capacidade mínima de 5.000 litros, tripé para instalação de caixa, equipamento para tratamento de água, quadro de comando e bomba, além de 2.000 metros de rede de abastecimento de 32mm, o que beneficiaria em torno de 80 famílias.

*Destinação de seis reservatórios de água com capacidade mínima de 3.000 litros, para a instalação de abastecedores para pulverizadores – permitindo com isso, a redução do uso de água potável para esta finalidade.

*Disponibilização de serviços de máquinas para abertura de bebedouros e limpeza/construção de açudes para uso animal ou irrigação, numa estimativa de cerca de 1000 horas, o que beneficiará em torno de 80 famílias de agricultores.

*Programa de subsidiação para instalação de sistemas de irrigação para produtores, principalmente da bovinocultura de leite.

*Recursos financeiros para recuperação do solo e formação de pastagens.

No momento, a administração municipal aguarda a análise do pedido junto a Defesa Civil Federal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support