Campos Borges - RS, domingo, 05 de maio de 2024

Governo Municipal e Estadual em parceria entregam 12 micro açudes a produtores rurais.

Através do Programa Estadual Avançar na Agropecuária, o Município de Campos Borges desenvolveu projetos de construção de micro açudes que contemplou doze produtores rurais. Incialmente o Município abriu inscrições para todos os agricultores familiares que se enquadravam dentro do “Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS”, sendo o público-alvo agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a equipe técnica e Emater/RS-Ascar realizaram as inscrições e análises de viabilidade das obras nas propriedades rurais. As inscrições e projetos foram encaminhados ao CODER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que realizou a seleção e aprovação.
O projeto previa que cada agricultor poderia ser contemplado com até 24 horas de máquina por propriedade, com total de 288 horas trabalhada, sendo que o valor por projeto executado era de até R$ 9.672,00. Todos os trabalhos foram acompanhados pelo Ex-Secretário Adelar Maier , pelo Ex-Secretário Luan Cardoso e atual Secretário Municipal João Carlos Toledo, com coordenação do Técnico Agrícola Sandro Werner, que juntamente com a Equipe da Secretaria e Emater/RS-Ascar possibilitaram a conclusão destes investimentos.
O Programa Avançar tinha como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservatórios de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.