Campos Borges - RS, quarta-feira, 01 de maio de 2024

Famurs reúne Municípios para deliberar sobre a Estiagem que assola a região

A Prefeita Municipal, Cleonice da Paixão Toledo e o Secretário de Administração e Planejamento, Andrei Scherer Pereira, estiveram na última quinta-feira, 17, na Capital Porto Alegre, participando da mobilização em busca de soluções e recursos para o enfrentamento da estiagem.

O encontro aconteceu na sede da Famurs, onde 350 Municípios estiveram participando, além de Deputados Estaduais, Federais e dirigentes de entidades do Setor Agrícola.

Os municípios gaúchos se encontram na mais severa emergência em razão da Estiagem, havendo inclusive a escassez de água potável para o consumo humano, tornando as medidas de urgência requeridas fundamentais e necessárias para suporte ao setor produtivo e prevenção de uma crise de abastecimento em 2022 e no próximo ano.

Além disso, os Municípios do Estado do Rio Grande do Sul requerem: 1) urgência na edição da Medida Provisória e aprovação do PLN n. 01/2022, referente à complementação do PROAGRO, valores que chegam a aproximadamente R$ 2.8 bilhões; 2) liberação pelo Governo Federal de R$ 650.000.000,00 (seiscentos e cinquenta milhões de reais) para a prorrogação das parcelas de custeios e investimentos para este ano. E, no âmbito Estadual, requerem máxima urgência nas liberações dos valores no âmbito do Programa Avançar.

Sem o atendimento de tais medidas e disponibilização de recursos, o significativo impacto da estiagem na economia dos Municípios, do Estado e de milhares de famílias, significará uma crise econômica, sanitária e social significativa para os cidadãos do Rio Grande do Sul.