Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • Início
  • Notícias
  • Estudo para mapear ISTs no Rio Grande do  Sul chega em Campos Borges

Estudo para mapear ISTs no Rio Grande do  Sul chega em Campos Borges

Estudo para mapear ISTs no Rio Grande do  Sul chega em Campos Borges

Equipes do Projeto Atitude aplicam questionários e realizam exames de HIV, sífilis e hepatites B e C. O Projeto Atitude, estudo pioneiro coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento para mapear o comportamento, as práticas e os cuidados da população gaúcha em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), estará em Campos Borges nesta sexta-feira, dia 28 de outubro. A cidade receberá visitas das equipes que estão recrutando voluntários para a pesquisa. Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O principal objetivo é identificar os motivos pelos quais o RS aparece em primeiro lugar nos casos de HIV e outras ISTs no país. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo acontece no Brasil. O Projeto Atitude deve entrevistar, ao todo, 8,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul e começou pelo sul do Estado, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão. Agora, os pesquisadores vão retomar a coleta de dados no próximo dia 22, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, seguindo os protocolos de saúde determinados pelo Estado. No decorrer do processo, o estudo se expandirá para todas as regiões do Rio Grande do Sul.

De acordo com a epidemiologista Eliana Wendland, que lidera o projeto, “a estratégia é facilitar o acesso das pessoas aos testes sorológicos. Responder a essas entrevistas é fundamental para identificação de grupos de maior risco e para o desenvolvimento de estratégias de prevenção direcionadas a estas populações”.

As equipes, compostas por entrevistadores e um coletador de material biológico foram treinadas, e os profissionais estão identificados com colete e crachá com foto e um QR Code que pode ser scaneado para que as pessoas que estão sendo visitadas tenham a certeza de que a equipe faz parte da pesquisa. Também é possível conferir a identidade dos pesquisadores pelo telefone (51) 3537-8092.

O Projeto estará em Campos Borges nesta quinta-feira, 28 de Outubro, portanto recebam em suas casas, será de extrema importância.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support