Campos Borges - RS, terça-feira, 22 de junho de 2021

Estiagem: situação de emergência é reconhecida a nível federal

No mês de janeiro, o município de Campos Borges decretou “situação de emergência” devido aos efeitos da estiagem deste ano, considerada a mais grave desde 2010.

Frente a este cenário e tendo acumulado nesta safra de verão um prejuízo estimado em mais de R$ 40 milhões de reais, a Administração Municipal emitiu relatórios que comprovaram o estado emergencial, sendo reconhecido a nível estadual e após recurso, também, a nível federal.

Agora, o município encaminhou junto a Defesa Civil Federal, uma série de solicitações para atender as demandas que amenizarão a situação da estiagem e poderão ajudar a alavancar o setor agrícola, principalmente a agricultura familiar.

Entre os pedidos estão:

*A perfuração de quatro poços artesianos;

*A instalação de quatro reservatórios de água com capacidade mínima de 5.000 litros, tripé para instalação de caixa, equipamento para tratamento de água, quadro de comando e bomba, além de 2.000 metros de rede de abastecimento de 32mm, o que beneficiaria em torno de 80 famílias.

*Destinação de seis reservatórios de água com capacidade mínima de 3.000 litros, para a instalação de abastecedores para pulverizadores – permitindo com isso, a redução do uso de água potável para esta finalidade.

*Disponibilização de serviços de máquinas para abertura de bebedouros e limpeza/construção de açudes para uso animal ou irrigação, numa estimativa de cerca de 1000 horas, o que beneficiará em torno de 80 famílias de agricultores.

*Programa de subsidiação para instalação de sistemas de irrigação para produtores, principalmente da bovinocultura de leite.

*Recursos financeiros para recuperação do solo e formação de pastagens.

No momento, a administração municipal aguarda a análise do pedido junto a Defesa Civil Federal.