Campos Borges - RS, sexta-feira, 29 de março de 2024

Desinsetização contra o Mosquito da Dengue

A administração municipal realizou, na terça-feira, 31 de março, a desinsetização para eliminar com o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue), onde percorreu as possíveis áreas de foco no perímetro urbano.

Entre os locais que receberam a higienização estavam agências bancárias, escolas, cemitérios, praças e as principais vias públicas.

O objetivo da ação é acabar com o mosquito transmissor da dengue e com a proliferação de variações de doenças, protegendo a população e evitando que pessoas sejam infectadas pelo inseto.

O processo de desinsetização realizado pela empresa Desinservice, de Santa Maria, utiliza o fumacê, com o produto Larvek 1G, que age por impacto, ou seja, o inseto que estiver no local vai morrer instantes após a sua aplicação.

Vale lembrar que, os trabalhos de conscientização sobre a dengue já estão sendo realizados há algum tempo entre a população, contudo, a situação ainda é preocupante. Isso porque o mosquito só é derrotado quando acontece esta desinsetização e a prevenção de seus criadouros.

O prefeito Everaldo Da Silva Moraes frisou a importância de investir em ações como esta: “A dengue é um problema constante e também mata. Só este fato já é preocupante o bastante, ao passo que estamos vivendo juntos os prejuízos da estiagem, a pandemia do Coronavírus e a população está muito apreensiva. Na semana passada aconteceu a sanitização contra o Covid-19 e nesta, a desinsetização e vamos fazer o que for preciso para trazer mais tranquilidade e segurança à população”.

A conscientização e a responsabilidade na ação individual e conjunta de todos não pode parar. Confira abaixo algumas dicas e faça a sua parte:

1- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e vedada com tampas adequadas.

2- Deixe a calha livre de tudo que possa impedir a passagem de água, como folhas e galhos.

3- Elimine qualquer possibilidade de acúmulo de água da chuva nos terreiros e lajes.

4- Lave semanalmente por dentro e com escovas os tanques que armazenam água.

5- Mantenha tonéis e barris d’água muito bem vedados.

6- Coloque areia nos pratinhos de plantas para impedir que reste água parada.

7- Troque regularmente a água e limpe recipientes e vasos onde são mantidas plantas aquáticas.

8– Vire garrafas e vasilhas de cabeça para baixo.

9- Mantenha pneus longe de lugares onde possam armazenar água, como em lugares desprotegidos da chuva.

10- Deixe a lata de lixo sempre bem fechada e não jogue entulho em terrenos baldios.

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support