Campos Borges - RS, quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Chama Crioula chega a Campos Borges

Os cavaleiros de Campos Borges receberam na manhã desta quarta-feira, 18, a chama crioula na cidade. A comitiva que traz a chama, iniciou o percurso em Iraí no dia 10 e percorrerá o estado em vários grupos levando a chama para todas as cidades.

O acendimento da Chama Crioula é um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos. Ele acontece desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da Pira da Pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Em Campos Borges os cavaleiros foram recepcionados pelos alunos e professores da escola Menino Deus para um café. A comitiva ainda percorre nesta quarta-feira cerca de 20 quilômetros até a comunidade de Serra dos Engenhos, onde deve pernoitar.

A secretária de educação e cultura, Arlete Tonello lembrou a importância do ato. “Nós nos sentimos valorizados por receber os cavaleiros em nossa escola e também estamos orgulhosos em poder participar deste momento e manter a tradição iniciada em 1947 e que graças a este movimento se mantém ativo.” Destacou Arlete.

As comemorações farroupilhas iniciaram com o acendimento da chama e se estenderão até o dia 20 de setembro, dia do Gaúcho.