Campos Borges - RS, sábado, 20 de abril de 2024

Chama Crioula chega a Campos Borges

Os cavaleiros de Campos Borges receberam na manhã desta quarta-feira, 18, a chama crioula na cidade. A comitiva que traz a chama, iniciou o percurso em Iraí no dia 10 e percorrerá o estado em vários grupos levando a chama para todas as cidades.

O acendimento da Chama Crioula é um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos. Ele acontece desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da Pira da Pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Em Campos Borges os cavaleiros foram recepcionados pelos alunos e professores da escola Menino Deus para um café. A comitiva ainda percorre nesta quarta-feira cerca de 20 quilômetros até a comunidade de Serra dos Engenhos, onde deve pernoitar.

A secretária de educação e cultura, Arlete Tonello lembrou a importância do ato. “Nós nos sentimos valorizados por receber os cavaleiros em nossa escola e também estamos orgulhosos em poder participar deste momento e manter a tradição iniciada em 1947 e que graças a este movimento se mantém ativo.” Destacou Arlete.

As comemorações farroupilhas iniciaram com o acendimento da chama e se estenderão até o dia 20 de setembro, dia do Gaúcho.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support