Campos Borges - RS, sábado, 20 de abril de 2024

Campos Borges recebe Selo Bronze de UBS Amiga do Idoso

Desenvolver atividades que promovam o envelhecimento saudável visando a prevenção de doenças dentro do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde através da Rede Bem Cuidar e um olhar diferenciado para o público acima dos 60 anos.

A partir destes critérios o Governo do Estado premiou com Certificado Selo Bronze UBS Amiga do Idoso as Unidades Básicas de Saúde integrantes da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde que abrange 68 municípios, entre eles 48 realizaram a adesão e destes 21 receberam a premiação por estarem de acordo com o Programa Estadual.

A entrega do certificado foi feita pela Secretária de Estado de Saúde, Arita Bergmann, durante solenidade de e de Entrega de Certificação Selo Bronze UBS Amiga do Idoso realizada no Auditório do Centro Médico Santa Terezinha.

Entre as ações realizadas:

Cadastrar a população com o objetivo de conhecer a população e avaliar as necessidades de saúde das pessoas idosas no território adstrito.

 

Emitir relatório de cadastros individuais com o filtro de faixa etária no

PEC e-SUS APS, da equipe de Saúde da Família aderida a RBC/RS.

 

Realizar e registrar reuniões regulares de equipe com objetivo de discutir e qualificar cuidados, fluxos e processos de trabalho.

 

Implementar a avaliação multidimensional da pessoa idosa, com objetivo de realizar diagnósticos centrados na pessoa, identificando o perfil de funcionalidade, as morbidades e as necessidades subjetivas, a fim de alongar ao máximo as condições de independência e autonomia das pessoas idosas.

 

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa” no e-SUS, em relação à

população idosa cadastrada na UBS.

 

Articular o cuidado e proteção à pessoa idosa de forma intersetorial Objetivo: Fortalecer as redes intersetoriais do território para o cuidado e proteção às pessoas idosas.

 

Qualificar a assistência farmacêutica às pessoas idosas do território, oferecer cuidado farmacêutico na atenção básica para otimizar o processo de uso de medicamentos, orientando os usuários em relação à polifarmácia, adesão ao tratamento medicamentoso e segurança do paciente em relação à farmacoterapia.

 

Identificar os idosos acamados e domiciliados do território, avaliar as necessidades de atendimento domiciliar.

 

Uniformizar os funcionários para melhor identificação para atendimento de idosos.

 

Segundo a Técnica de Enfermagem Liamara Toledo Lira, esta é uma importante conquista do nosso município, que conta com esforço e colaboração de uma grande equipe que faz parte da Rede Bem Cuidar.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support