Campos Borges - RS, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Atividades do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania

Nesta terça-feira, 05, a Prefeita Municipal, Cleonice da Paixão Toledo e a Secretária de Educação e Cultura, Rozani Vidal, receberam a visita das turmas do 5° ano 1 e 2 da EMEF Menino Deus.

A visita é uma das atividades relacionada ao Projeto de Educação Financeira e Educação Fiscal, com intuito de despertar o interesse pela participação de todos cidadãos nesse processo, priorizando  o exercício da cidadania, possibilitando aos alunos, vivências e conhecimentos.

Para iniciar esse processo, a escola é um espaço produtivo, pois viabiliza que a comunidade escolar participe e contribua para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade, através  da abordagem de temas transversais de forma interdisciplinar com projetos pedagógicos, projetos de pesquisa, estudantes e professores protagonistas na construção e ampliação do conhecimento envolvendo a Educação Fiscal.

Na oportunidade os alunos vivenciaram um momento impar do Projeto, onde realizaram uma entrevista com a Prefeita e a Secretária, abordando temas estudados no Projeto para saber mais sobre eles e tirar suas duvidas.

Um dos grandes desafios do projeto é provocar uma mudança de hábitos e atitudes, em relação às práticas cotidianas dos cidadãos, pois, são eles que transformam a sociedade a partir do momento que cumprem seus deveres, conhecem seus direitos e estão atentos às questões relacionadas aos investimentos e à gestão dos recursos públicos.

A Prefeita Cleonice, salientou a importância que o Projeto de Educação Financeira e  Educação Fiscal propicia para o desenvolvimento de valores e atitudes dos alunos, contribuindo para que exerçam suas habilidades necessárias no exercício de direitos e deveres.