Campos Borges - RS, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Atividades alusivas ao Janeiro Branco

Na última semana, aconteceu na Unidade Básica de saúde da Operária, atividades alusivas a campanha ‘Janeiro Branco’, pois, este é o primeiro mês do ano, um momento de reflexão e planejamento, com a simbologia de recomeço. Janeiro é o  mês qual a importância da saúde mental e a mente também requer cuidados especiais, pois, se esta não estiver bem, ela influencia diretamente no aparecimento  de outras doenças físicas e psicológicas.

Com este intuito a Técnica de Enfermagem, Liamara Toledo Lira, realizou uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, com a ajuda da Professora de Educação Física, Kerla Maier, Professora de Educação Física e  Instrutora de yoga, Mari Isaura de Oliveira, a qual é Professora e Reikiana, essas desenvolveram atividades de reike , yoga e barras de acsses.

O reiki, palavra que significa “energia vital universal” é uma técnica japonesa de cura milenar que age nos quatro corpos do indivíduo: físico, mental, emocional e espiritual, gerando um estado de harmonia. A técnica auxilia na recuperação da energia vital e bem-estar através do alinhamento energético dos chakras, trazendo benefícios como redução na ansiedade e estresse, auxílio na cura de doenças e recuperação de lesões, melhoria na circulação sanguínea, aumento no controle e equilíbrio emocional, entre outros.

Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de cinco mil anos. A prática consiste em harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. O yoga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio.

Já as barras de access, são as barras de acesso à nossa consciência, ao todo, são 32 pontos de energia que temos ao redor da nossa cabeça. Cada um deles tem relação com algum aspecto de nossa vida, como: criatividade, sexualidade, dinheiro, sonhos, controle, poder, tristeza, paz, alegria e calma, entre outros. Nesses pontos ficam depositadas todas as ideias, decisões, pensamentos e crenças que já tivemos em algum momento de nossa vida.

Nos próximos dias serão desenvolvidas mais atividades relacionadas à saúde mental na academia de Saúde da Unidade Básica do centro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support