Campos Borges - RS, terça-feira, 23 de abril de 2024

Alerta para a População Camposborgense

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu um alerta de surto da doença diarreica aguda (DDA) no Estado, depois que 25 municípios do Rio Grande do Sul registraram casos. São pelo menos 2 mil pessoas contaminadas desde o final de agosto deste ano.

De acordo com médicos epidemiologistas, a doença, típica de países subdesenvolvidos, atinge mais crianças com menos de 5 anos. Ambientes de creches e escolas são os locais mais comuns para esses tipos de surtos.

Entre os sintomas, diarreia que pode ou não ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Ela pode provocar desnutrição e desidratação intensas e, se não for tratada, leva à morte, razão pela qual atendimento médico deve ser procurado logo que os primeiros sintomas se manifestarem.

A contaminação, geralmente, é pela água e, em alguns casos, pela comida. É uma doença grave e que exige cuidado médico imediato.

 

Recomendações a população:

Somente consumir água de fontes seguras (potável) ou tratada, em caso de emergência recomenda-se fervê-la  antes do consumo e do preparo de alimentos;

Higienizar as mãos de forma adequada, lavando-as com água e sabão;

Afastar pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos;

Realizar a limpeza de caixas de água uma vez por ano ou sempre que necessário;

 

Observação: Nosso Município já apresenta casos da doença diarreica aguda, pedimos a população que sigam as orientações e cuidem-se.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support