Campos Borges - RS, sábado, 16 de outubro de 2021

Alerta para a População Camposborgense

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu um alerta de surto da doença diarreica aguda (DDA) no Estado, depois que 25 municípios do Rio Grande do Sul registraram casos. São pelo menos 2 mil pessoas contaminadas desde o final de agosto deste ano.

De acordo com médicos epidemiologistas, a doença, típica de países subdesenvolvidos, atinge mais crianças com menos de 5 anos. Ambientes de creches e escolas são os locais mais comuns para esses tipos de surtos.

Entre os sintomas, diarreia que pode ou não ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Ela pode provocar desnutrição e desidratação intensas e, se não for tratada, leva à morte, razão pela qual atendimento médico deve ser procurado logo que os primeiros sintomas se manifestarem.

A contaminação, geralmente, é pela água e, em alguns casos, pela comida. É uma doença grave e que exige cuidado médico imediato.

 

Recomendações a população:

Somente consumir água de fontes seguras (potável) ou tratada, em caso de emergência recomenda-se fervê-la  antes do consumo e do preparo de alimentos;

Higienizar as mãos de forma adequada, lavando-as com água e sabão;

Afastar pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos;

Realizar a limpeza de caixas de água uma vez por ano ou sempre que necessário;

 

Observação: Nosso Município já apresenta casos da doença diarreica aguda, pedimos a população que sigam as orientações e cuidem-se.