Campos Borges - RS, sábado, 20 de abril de 2024

  • Início
  • Notícias
  • AGRICULTURA | Programa Dissemina auxilia produtores da bacia leiteira

AGRICULTURA | Programa Dissemina auxilia produtores da bacia leiteira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura dispõe do Programa Dissemina, projeto estadual oriundo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), o qual, facilita o acesso à inseminação artificial animal a produtores da bacia leiteira e gado de corte.

Nesse sentido, foram disponibilizados ao nosso município um contêiner de nitrogênio para o armazenamento de sêmen e uma camionete. No primeiro ano do programa (2016), 140 doses foram enviadas pelo estado, contudo, esse repasse não continuou, e a Secretaria da Agricultura passou a comprar o material.

O programa estimula a qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura e pecuária familiar, além de elevar os índices de eficiência reprodutiva dos rebanhos, ocasionando na maior produtividade.
Atualmente, as raças disponíveis para o procedimento através da Dissemina são: Holandês, Jersey, Red Angus e Gir Leiteiro. A busca pelos serviços é frequente, como destaca o encarregado, o técnico agrícola Sandro Werner. “O programa ajuda muito o pessoal, já que, a produção leiteira tá difícil (…) não tem custo para o produtor, então é uma vantagem”.

A média de atendimento varia, “tem meses que são feitas 50 a 70 inseminações, outros menos”. Para contatar os serviços do programa basta entrar em contato com a secretaria de agricultura através do fone 054 3326-112, durante o horário de atendimento (8hs-11h30min / 13h30min-17hs).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support