Campos Borges - RS, domingo, 05 de maio de 2024

Ações de prevenção a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, está desenvolvendo diversas ações visando a prevenção contra a Dengue.
Através das Agentes Comunitárias de Saúde e Agente de Endemias, foi desenvolvido trabalho de controle de proliferação do mosquito, através de visitas domiciliares, entrega de cartilha e orientações para as pessoas da comunidade.
Vale salientar que o município não pode realizar a aplicação de qualquer tipo de produto, se não tiver caso positivo da doença, desta forma, a prevenção e orientação é uma das principais ações que podem serem desenvolvidas.
A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Socia, Liamara Toledo Lira, ressalta que a ajuda da comunidade é muito importante para que se consiga um controle sobre a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. Assim, a comunidade torna-se uma grande aliada na tentativa de controlar o desenvolvimento deste agente.

A Secretária alerta ainda para os sintomas da Dengue:
Febre alta > 38.5ºC;
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Qualquer dúvida a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município.