Campos Borges - RS, quinta-feira, 23 de maio de 2024

Ações de prevenção a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, está desenvolvendo diversas ações visando a prevenção contra a Dengue.
Através das Agentes Comunitárias de Saúde e Agente de Endemias, foi desenvolvido trabalho de controle de proliferação do mosquito, através de visitas domiciliares, entrega de cartilha e orientações para as pessoas da comunidade.
Vale salientar que o município não pode realizar a aplicação de qualquer tipo de produto, se não tiver caso positivo da doença, desta forma, a prevenção e orientação é uma das principais ações que podem serem desenvolvidas.
A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Socia, Liamara Toledo Lira, ressalta que a ajuda da comunidade é muito importante para que se consiga um controle sobre a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. Assim, a comunidade torna-se uma grande aliada na tentativa de controlar o desenvolvimento deste agente.

A Secretária alerta ainda para os sintomas da Dengue:
Febre alta > 38.5ºC;
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Qualquer dúvida a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support