Campos Borges - RS, quarta-feira, 29 de maio de 2024

  • Início
  • Notícias
  • 3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí

3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí

A Emater/RS-Ascar, promoveu o 3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí, no município de  Campos Borges/RS na última sexta-feira, 14.

O evento envolveu 15 municípios pertencentes a regional da Emater/RS-Ascar de Soledade e teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prefeitura Municipal, Escolas Municipais  Menino Deus e Toca dos Tocos, Escola Estadual João Ferrari, Cotriel, Sicredi, CBNet, SC Cereais e Erva Euro Mate,

Neste mês em que comemoramos o dia mundial da alimentação, a discussão sobre a importância da diversificação em nossa alimentação, da valorização da produção local e da importância das políticas públicas para o acesso ao alimento e oportunizar a comercialização da produção local se tornou importante.

Além disso, o Fórum teve a discussão e reflexão sobre as questões ligadas a uma alimentação saudável, de qualidade, com disponibilidade de alimentos, valorizando a produção local, focando também na formação de nossa consciência alimentar, nossa preocupação com a manutenção da nossa soberania alimentar, garantindo meios de mantermos nosso domínio sobre as formas de produzir.

Aconteceu uma palestra com a Nutricionista, Kelen Dutra Azambuja, trazendo questões sobre a diversificação na alimentação. Também, um Painel com apresentação de experiências de Políticas Públicas dos municípios de Vale Verde e São José do Herval voltadas a comercialização de alimentos.

Para completar a programação o evento teve uma oficina temática coordenada pela Extensionista Rural da Emater de Gramado Xavier, Pâmela Bergonci, e a Nutricionista Kelen Dutra Azambuja, sobre a prática do uso de diversos alimentos da propriedade para uso nas refeições do dia a dia das famílias rurais.

Para encerrar o Fórum, aconteceu um momento de troca de sementes e mudas crioulas, onde cada participante teve oportunidade de levar pra casa uma muda de planta medicinal e amostras de sementes crioulas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support