Campos Borges - RS, quinta-feira, 28 de março de 2024

  • Início
  • Notícias
  • Representantes da saúde participam do VI Encontro de Atenção Psicossocial

Representantes da saúde participam do VI Encontro de Atenção Psicossocial

Participaram do VI Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossocial da 6° CRS/SES/RS, na última terça-feira, 12, a assistente social Thiele Brito, psicóloga Bruna Santos, agente comunitária de saúde Sara Mello e a Dra. Priscila Bichara.

O evento foi realizado em Passo Fundo, com o tema “Convivência e suporte mútuo como estratégias terapêuticas em saúde mental”.

A equipe participou do encontro na busca por informações de como funcionam os grupos de oficinas terapêuticas nos municípios da região, pois hoje, grande parte dos pacientes que procuram os serviços de saúde necessita de atenção em relação à saúde mental, devido a grande quantidade de prescrição de medicamento controlado para depressão e insônia, além de outros.

Os municípios que já desenvolvem os grupos de saúde mental apresentaram dados muito significativos em relação à diminuição de procura por remédios na farmácia básica, bem como redução no número de consultas médicas e atendimento psicológico individual.

A Secretaria de Saúde tem estudado a possibilidade de implantar grupos de saúde mental no município, divido por faixa etária e gênero, pois além dos resultados que os municípios apresentaram no seminário, sabe-se que os pacientes que apresentam problemas relacionados a saúde mental necessita de convivência com outras pessoas, e também precisam fazer atividades diferentes, para distração, ocupação do tempo livre, no intuito de buscar a recuperação da saúde mental e o bem-estar social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support