Campos Borges - RS, quarta-feira, 24 de abril de 2024

  • Início
  • Notícias
  • Projeto “Mãos que constroem” à mostra em repartições públicas

Projeto “Mãos que constroem” à mostra em repartições públicas

Através do CRAS de Campos Borges é realizado atividades de artesanato com idosos, orientados pela assistente social Aloisa de Lima Alvarenga e pela psicóloga Cristina Kuhn. Com encontros quinzenais, os grupos participam de várias dinâmicas, brincadeiras, jogos, exercícios de memória, troca de experiências e entretenimento.

Durante este ano, os grupos “Viver se Encontrando” e “Herdeiros da Paz”, nomes titulados pelos próprios participantes, realizaram o projeto chamado“ Mãos que Constroem”. O mesmo, está sendo exposto desde o início do mês de outubro, em comemoração ao Dia do Idoso (01/10). A mostra encontra-se disponível nas repartições públicas. Trabalhos como crochê de barbante, almofadas, tapetes e mantas para sofá colorem a Prefeitura nessa semana.

A prática do artesanato pode oferecer diversos benefícios ao idoso, como a ocupação da mente, entretenimento, prática de raciocínio, promove a integração social, valorização da experiência, distração, lazer e melhoria no aspecto psicológico. Além é claro, de ser uma forma de manter a mente ativa.

 

Nesse projeto, os grupos confeccionaram quadrados de crochê em barbante no tamanho 20×20 cm, em várias cores. O processo de confecção durou meses, e o término dos trabalhos resultou na união e construção de tapetes, mantas e almofadas.

Em conjunto, os grupos concluíram seus trabalhos com sucesso. Exercitando o cérebro, preservando a memória, estimulando a criatividade, expondo suas ideias, melhorando suas aptidões, a percepção, a atenção e o equilíbrio de suas emoções.

Além disto, buscou-se o resgate dos traços do artesanato tradicional. A ajuda mútua e a união dos dois grupos demonstraram isso em seus crochês. A valorização do “fazer à mão” oportunizou exercer um poder de criação único, usando as mãos para construir, criar, experimentar, comunicar e expressar. Assim, o caminho percorrido na etapa de construção quanto ao resultado final, sensibiliza quem cria, valoriza sua obra e a do outro que constrói junto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support