Campos Borges - RS, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto beneficia quatro agricultores com açudes em Campos Borges

No ano de 2018 através do Programa de Apoio e Ampliação à Infraestrutura Rural, a Secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do estado do Rio Grande do Sul disponibilizou recursos para construção de açudes no município de Campos Borges, designados à reserva de águas e expansão, na prática de irrigação. O projeto contou com o apoio da EMATER local e da Administração Municipal.

No dia 18 de junho de 2018, durante uma reunião realizada pelo CODER, foram divulgados os nomes dos agricultores inscritos no programa para os integrantes do Conselho, que decidiu assim, através das normas do programa, os contemplados.

Foram aprovados quatro projetos técnicos. No dia 10 de setembro de 2019, em uma reunião na cidade de Espumoso, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Porto Alegre, foi determinado que a abertura dos açudes acontecesse entre outubro e novembro de 2019.

No mês de novembro de 2019, foi liberada a construção dos reservatórios. Já no dia 12, as máquinas da empresa Casanova Obras e Transportadora Ltda. começaram as escavações nas propriedades de Vitor da Paixão Toledo, Marilene Toledo da Trindade, Vinicius Schimtz de Castro e Jurandir da Silva Mello, finalizando os trabalhos no dia 20 de novembro de 2019.

Os açudes foram construídos para serem utilizados como reservatórios de água, visando à irrigação de pastagens. Além disso, os agricultores contemplados se comprometeram que dentro do prazo de um ano construirão ou implantarão um sistema de irrigação para bovinos de leite, ou corte.

O volume de água armazenado nas comportas é de 14 400 m³, para isso, foram gastos 141 horas de máquina Poclain. A contrapartida do produtor foi aplicada na compra de canos, para serem utilizados na hora do escoamento do açude.

O projeto recebeu total apoio da EMATER local e da Administração Municipal de Campos Borges que acompanharam as obras durante todos os estágios.

Fonte: EMATER/RS- Ascar