Campos Borges - RS, quinta-feira, 28 de março de 2024

  • Início
  • Notícias
  • Grupos de Educação em Saúde se reúnem para discutir prevenção de doenças crônicas

Grupos de Educação em Saúde se reúnem para discutir prevenção de doenças crônicas

Bimestralmente a Unidade Básica de Saúde, realiza os encontros dos “Grupos em Educação em Saúde” nas comunidades da Vila Operária, Mundo Novo, Linha Teodoro, Agro Vila União, bem como na cidade na câmara de Vereadores, no colégio Menino Deus e no CRAS. O objetivo é prevenir doenças crônicas e evitar sequelas mais graves das doenças.

Participam dos encontros, Hipertensos, Diabéticos e Obesos que recebem verificação da pressão arterial e glicemia, participam de dinâmicas, palestras, orientações quanto ao uso correto de medicação, além de receberam a medicação necessária para uso no período de dois meses.

O grupo de atendimento é formado por uma equipe multidisciplinar com enfermeira, farmacêutica, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico.

A secretária de saúde, Cláudia Cardoso explica. “A cada reunião abordamos um tema, no mês de julho falamos sobre a prevenção e o tratamento da Hipertensão Arterial, também conhecida como pressão alta, uma doença que é considerada como silenciosa, por muitas vezes não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.” Explicou Cláudia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofra de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%. No município a doença atinge em torno de 23%  da população.

Além disso, a doença também é a causadora de:

  • 40% dos infartos;
  • 80% dos derrames;
  • 25% dos casos de insuficiência renal em todo o país.

As pessoas que têm interesse em participar dos grupos, devem se informar na Farmácia da UBS as datas dos próximos grupos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support