Campos Borges - RS, domingo, 28 de fevereiro de 2021

Desinsetização contra o Mosquito da Dengue

A administração municipal realizou, na terça-feira, 31 de março, a desinsetização para eliminar com o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue), onde percorreu as possíveis áreas de foco no perímetro urbano.

Entre os locais que receberam a higienização estavam agências bancárias, escolas, cemitérios, praças e as principais vias públicas.

O objetivo da ação é acabar com o mosquito transmissor da dengue e com a proliferação de variações de doenças, protegendo a população e evitando que pessoas sejam infectadas pelo inseto.

O processo de desinsetização realizado pela empresa Desinservice, de Santa Maria, utiliza o fumacê, com o produto Larvek 1G, que age por impacto, ou seja, o inseto que estiver no local vai morrer instantes após a sua aplicação.

Vale lembrar que, os trabalhos de conscientização sobre a dengue já estão sendo realizados há algum tempo entre a população, contudo, a situação ainda é preocupante. Isso porque o mosquito só é derrotado quando acontece esta desinsetização e a prevenção de seus criadouros.

O prefeito Everaldo Da Silva Moraes frisou a importância de investir em ações como esta: “A dengue é um problema constante e também mata. Só este fato já é preocupante o bastante, ao passo que estamos vivendo juntos os prejuízos da estiagem, a pandemia do Coronavírus e a população está muito apreensiva. Na semana passada aconteceu a sanitização contra o Covid-19 e nesta, a desinsetização e vamos fazer o que for preciso para trazer mais tranquilidade e segurança à população”.

A conscientização e a responsabilidade na ação individual e conjunta de todos não pode parar. Confira abaixo algumas dicas e faça a sua parte:

1- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e vedada com tampas adequadas.

2- Deixe a calha livre de tudo que possa impedir a passagem de água, como folhas e galhos.

3- Elimine qualquer possibilidade de acúmulo de água da chuva nos terreiros e lajes.

4- Lave semanalmente por dentro e com escovas os tanques que armazenam água.

5- Mantenha tonéis e barris d’água muito bem vedados.

6- Coloque areia nos pratinhos de plantas para impedir que reste água parada.

7- Troque regularmente a água e limpe recipientes e vasos onde são mantidas plantas aquáticas.

8– Vire garrafas e vasilhas de cabeça para baixo.

9- Mantenha pneus longe de lugares onde possam armazenar água, como em lugares desprotegidos da chuva.

10- Deixe a lata de lixo sempre bem fechada e não jogue entulho em terrenos baldios.