Campos Borges - RS, quinta-feira, 28 de março de 2024

DESENVOLVIMENTO | Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo elaborar programas anuais de saúde e assistência e promover a sua execução. Ela garante a adequada prestação de serviços à população, bem como a produção de ações, controle da oferta dos serviços pelos prestadores públicos e privados, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais.

Nesse sentido, a Secretaria, auxiliada pela Administração Municipal, desenvolve ações, projetos e campanhas. De forma inédita, conta com um quadro médico completo no atendimento a população, oferecendo um serviço de qualidade. Também, dispõe inúmeros medicamentos na farmácia básica, que oferece uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Além disso, nos últimos 3 anos, houve a necessidade de aquisição de veículos novos para atenderem a crescente demanda por serviços de exames e consultas fora de nossa cidade. Sendo uma ambulância, uma van e um micro ônibus, veículos que não faziam parte do setor e com extrema importância no deslocamento ágil e seguro de pacientes.

Ações e Campanhas:

Para promover saúde e estimular mudanças de hábitos, são desenvolvidas inúmeras ações de conscientização sobre doenças com grande índice de mortalidade no país. Entre elas estão:

– A constituição dos grupos: Campos Borges sem Dengue, Agentes Mirins de Combate a Dengue, Mutirões de Limpeza nos Bairros, Saúde Escolar, Hiperdia, Cursos de Gestantes, Grupo de Tabagismo e ESF: internações domiciliares e Visitas Domiciliares;
– Organização de barreiras sanitárias, com o objetivo de prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças;
– A mais recente ação de conscientização no combate ao Coronavírus e a dengue que objetivou passar informações de prevenção para que o município continue sem caso confirmado das doenças;
– A composição de grupos de doadores de sangue, em parceria com o Hemovida Espumoso, onde cerca de 30 voluntários mensalmente auxiliam a Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paula, o qual, a Secretaria de Saúde fornece o transporte para o grupo, que segue viagem à Passo Fundo.

Outro ponto que deve ser destacado são as campanhas de conscientização e saúde, que vêm acontecendo de forma intensa nos últimos anos. Diante do novo paradigma de saúde, movimentos coletivos em prol da conscientização são indispensáveis.
No município, ganham destaque às campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho entre outros, que são elaboradas e organizadas com o apoio da Assistência Social, Administração e Educação. Os eventos atraem muitas pessoas que recebem apoio e orientações.

Quadro médico:

Uma das principais metas da Administração Municipal é oferecer a população melhor qualidade de vida e maiores benefícios na área da saúde. Graças a esse esforço, hoje, tem-se a disposição os serviços de dois clínicos-gerais, pediatra e ginecologista-obstetra, que atendem semanalmente no município. Nunca antes houve a contratação de profissionais da área pediátrica e ginecológica. A presença de uma equipe médica qualificada possibilita maior segurança e proteção à comunidade.
Ainda, a saúde dispõem de atendimentos com fisioterapeuta, nutricionista, dentista,assistentes sociais, educador físico, psicólogos, cardiologista, enfermeiras e técnicas em enfermagem.

Frota e equipamentos:

A ampliação da frota de veículos, contou com a compra de carros, ônibus, van, motocicleta, ambulância e um Gol para a equipe da Vigilância Sanitária e Fiscalização, totalizando um investimento próximo a R$ 1 milhão em transporte.
Também, houve a compra de novos e modernos equipamentos, como a Geladeira com Expositor Refrigerado para armazenamento de vacinas, poltronas de atendimento e outras aquisições que se tornaram necessárias para dar um acolhimento adequado, moderno e seguro à população.
Além disso, foram realizadas obras de ampliação e reforma na Unidade Básica de Saúde Januário Tavares de Oliveira, no Bairro Operária, em um investimento total de R$ 156.497,43.

O secretário Lauro Joarez Tastch, que responde pela secretaria, destaca: “Apesar das dificuldades no repasse de recursos estaduais e da grande demanda por medicamentos, vivemos ainda uma forte crise econômica e a pandemia. Tocar o sistema da saúde tem sido, como nunca, um grande desafio mas, temos uma equipe de qualidade, comprometida e que vêm promovendo ações e campanhas exemplares… O nosso foco foi e sempre será a vida com saúde para todas as pessoas”.