Campos Borges - RS, sábado, 27 de fevereiro de 2021

Coleta de lixo em Campos Borges

A Coleta Seletiva de lixo é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. Através dela, todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos.

Em nosso município a empresa encarregada pela coleta de lixo é a Ecosul, que apanha resíduos de papel, plástico, vidro e metal para o processo seletivo.

Além desse processo, a Ecosul recolhe todas as segundas e sextas-feiras o lixo orgânico e nas quartas o lixo inorgânico da cidade, sempre com início às 12h30min. No interior, o recolhimento acontece toda segunda-feira, no mesmo horário.

Já o recolhimento de entulhos (como galhos) é realizado toda primeira e terceira quinta-feira do mês pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente municipal.

Quando se trata de descarte é sempre bom tomar cuidado com as datas de recolhimento, para que os materiais descartados não ocupem espaço desnecessário na rua. É recomendável deixar os resíduos no local escolhido um dia antes da coleta, visto que, tanto entulhos como lixo depositados a céu aberto podem atrair insetos e animais, além de atrapalhar o deslocamento na via pública.

Também é de extrema importância ressaltar que o despejo de entulhos em terrenos baldios é considerado crime ambiental e pode ser aplicado através do Art.54 da Lei n° 9.603 de Crimes Ambientais de 12 de fevereiro de 1998, com reclusão de um a quatro anos, e multa.

Cuidando do descarte do seu lixo, você pode ajudar a manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.