Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coleta de lixo em Campos Borges

A Coleta Seletiva de lixo é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. Através dela, todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos.

Em nosso município a empresa encarregada pela coleta de lixo é a Ecosul, que apanha resíduos de papel, plástico, vidro e metal para o processo seletivo.

Além desse processo, a Ecosul recolhe todas as segundas e sextas-feiras o lixo orgânico e nas quartas o lixo inorgânico da cidade, sempre com início às 12h30min. No interior, o recolhimento acontece toda segunda-feira, no mesmo horário.

Já o recolhimento de entulhos (como galhos) é realizado toda primeira e terceira quinta-feira do mês pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente municipal.

Quando se trata de descarte é sempre bom tomar cuidado com as datas de recolhimento, para que os materiais descartados não ocupem espaço desnecessário na rua. É recomendável deixar os resíduos no local escolhido um dia antes da coleta, visto que, tanto entulhos como lixo depositados a céu aberto podem atrair insetos e animais, além de atrapalhar o deslocamento na via pública.

Também é de extrema importância ressaltar que o despejo de entulhos em terrenos baldios é considerado crime ambiental e pode ser aplicado através do Art.54 da Lei n° 9.603 de Crimes Ambientais de 12 de fevereiro de 1998, com reclusão de um a quatro anos, e multa.

Cuidando do descarte do seu lixo, você pode ajudar a manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support