Campos Borges - RS, sexta-feira, 18 de setembro de 2020

  • Início
  • Notícias
  • ASSISTÊNCIA | CRAS registra aumento significativo na busca por atividades artesanais

ASSISTÊNCIA | CRAS registra aumento significativo na busca por atividades artesanais

As atividades de artesanato desenvolvidas pelo Centro de Referência e Atendimento Social – CRAS, através do trabalho da oficineira Carmen Grando, atendem atualmente seis grupos.

Em função da pandemia, a forma de trabalho presencial foi substituída pelas aulas de vídeo e o contato via grupos de WhattsApp, onde as participantes fazem os trabalhos em casa. Os materiais são entregues a domicílio pela equipe do CRAS, que está disponível para atender as alunas, também, repassando instruções pelo telefone.

Este período de isolamento social fez aumentar significativamente a procura pelos grupos. As atividades artesanais se tornaram uma maneira de enfrentar com mais tranquilidade e alegria esta fase difícil.

A oficineira Carmem relata “No ano passado cerca de 40 mulheres participavam das atividades e hoje, são 75 integrantes. O artesanato, além de melhorar a autoestima, ser bom para a saúde, também é uma oportunidade de renda extra. Nos grupos, as mulheres fazem, aprendem e podem presentear e vender os seus próprios produtos. Ou seja, o lazer se torna uma renda a mais, além de ajudar o comércio local que pode vender os materiais”.

O Programa de Atenção Integral as Famílias – PAIF, possui hoje 52 integrantes, divididas em 3 grupos. No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, são dois grupos com atendimento direcionado a 23 meninas, de 10 a 15 anos.

O Grupo de Gestantes, continua com o trabalho da oficineira na confecção do Kit Maternidade, que é entregue na casa das mamães.

28/07/2020