Campos Borges - RS, segunda-feira, 13 de julho de 2020

  • Início
  • Notícias
  • AGRICULTURA | Programa Dissemina auxilia produtores da bacia leiteira

AGRICULTURA | Programa Dissemina auxilia produtores da bacia leiteira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura dispõe do Programa Dissemina, projeto estadual oriundo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), o qual, facilita o acesso à inseminação artificial animal a produtores da bacia leiteira e gado de corte.

Nesse sentido, foram disponibilizados ao nosso município um contêiner de nitrogênio para o armazenamento de sêmen e uma camionete. No primeiro ano do programa (2016), 140 doses foram enviadas pelo estado, contudo, esse repasse não continuou, e a Secretaria da Agricultura passou a comprar o material.

O programa estimula a qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura e pecuária familiar, além de elevar os índices de eficiência reprodutiva dos rebanhos, ocasionando na maior produtividade.
Atualmente, as raças disponíveis para o procedimento através da Dissemina são: Holandês, Jersey, Red Angus e Gir Leiteiro. A busca pelos serviços é frequente, como destaca o encarregado, o técnico agrícola Sandro Werner. “O programa ajuda muito o pessoal, já que, a produção leiteira tá difícil (…) não tem custo para o produtor, então é uma vantagem”.

A média de atendimento varia, “tem meses que são feitas 50 a 70 inseminações, outros menos”. Para contatar os serviços do programa basta entrar em contato com a secretaria de agricultura através do fone 054 3326-112, durante o horário de atendimento (8hs-11h30min / 13h30min-17hs).