Campos Borges - RS, sexta-feira, 19 de abril de 2024

Administração promove reunião sobre plano de saúde

Na tarde da última segunda-feira, 26, a Administração Municipal convocou uma reunião com os funcionários ativos e inativos municipais para debater a situação do IPE Saúde.

Ministrou a reunião a Secretária de Administração Emanuelle de Toledo e o Prefeito Municipal Everaldo da Silva Moraes, acompanhados pela Primeira Dama Glorinha Ramos Moraes, pelo Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos Borges — SSPMCB André Leandro Ribeiro, Advogados do Sindicato Cláudia Vidal e Jackson Rodrigues e Procuradora Municipal Cláudia Klein. Reunindo aproximadamente 100 pessoas.

A reunião foi realizada para fazer um esclarecimento da atual situação do termo de convênio pactuado entre a Prefeitura Municipal e IPERGS (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul).

O Executivo Municipal recebeu um ofício do IPE Saúde, o qual alegava que o contrato de prestação de serviços firmado com a Prefeitura estava gerando prejuízos ao fundo de Assistência de Saúde, em virtude de serviços que demandaram um custo maior ao IPE, como, por exemplo, serviços oncológicos e internações em CTIs.

Quando firmado o termo de convênio entre Prefeitura Municipal e Instituto, a alíquota estabelecida foi de 22%. No entanto, para o IPE dar continuidade aos serviços prestados seria necessária à majoração da alíquota de contribuição para 90,43% ou aporte financeiro do valor total do sinistro, sob pena de rescisão contratual. Tal proposta fora totalmente inviável tanto para os servidores quanto para a Prefeitura, devido ao alto valor.

Então, o Sindicato dos Servidores Públicos entrou com uma ação ordinária com pedido de tutela provisória de urgência requerendo que fosse mantida a alíquota de 22%. No juízo de Primeiro Grau na Comarca de Espumoso foi concedida em parte a medida liminar para autorizar a majoração da alíquota em 28,47%, interposto agravo de instrumento pelo IPE, o processo restou redistribuído para a Primeira Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, a qual deferiu a medida liminar e determinou ao Instituto que restabelecesse o contrato firmado com o Município para a prestação de serviços de saúde, pela alíquota mensal de 22%.

É importante esclarecer que essa decisão que restabeleceu o contrato firmado com o Município pela alíquota mensal de 22%, é uma medida momentânea, pois, há um processo em trâmite e caso o IPE venha a recorrer, essa liminar poderá ser mantida ou não.

O Prefeito Everaldo da Silva Moraes acrescentou: “A Administração Municipal está buscando fazer tudo que está ao seu alcance para que seja mantido o convênio com o IPE, para que todos os servidores que hoje o utilizam não sejam prejudicados com uma possível rescisão contratual.”

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support