Campos Borges - RS, sábado, 22 de janeiro de 2022

Estiagem: Intensificação dos Trabalhos

O nosso Município convive com a situação da estiagem e as últimas chuvas não foram suficientes para restabelecer a situação das águas, com isso, as Secretarias competentes intensificaram o trabalho no interior.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico tem trabalhado constantemente no auxílio para os produtores rurais e na bacia leiteira.

A demanda tem aumentado muito nos últimos dias, as Secretarias tem realizado a limpeza de açudes, abertura e limpeza de bebedouros e na Linha São Pedro foi aumentado à profundidade do poço artesiano, solucionando a falta de água naquela comunidade.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico está recebendo solicitações dos agricultores e esta elaborando um cronograma de atendimento por região para que assim, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, realizem todos os atendimentos.

Nosso Município decretou Situação de Emergência, o Decreto foi homologado pelo Estado, Decreto N° 56.314 e agora aguarda-se a homologação por parte do Governo Federal.

A Administração Municipal juntamente com as demais associações, está engajada na busca de recursos junto ao Governo Federal, para suprir os danos causados pela Estiagem.

Espera-se que o Governo Federal em parceria com seus entes federados, bem como, com entidades do setor, elaborem um planejamento com ações permanentes para minimizar a estiagem que é inevitável.