Campos Borges - RS, quinta-feira, 18 de abril de 2024

CODER aprova pedido de estado de emergência do município

A seca que afeta o Rio Grande do Sul é a mais severa desde a safra 2012/13, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. A falta de chuva vem provocando prejuízos em nossa cidade, nas lavouras de soja, milho e nas pastagens para pecuária de corte e de leite.

Levando em consideração o rigoroso tempo seco que assola Campos Borges, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura juntamente com a Emater/RS explanaram as áreas mais afetadas do município, através de visitas às propriedades rurais de agricultores e pecuaristas, sendo registrados dados que comprovam o efeito negativo da falta de chuva no rendimento e no desenvolvimento das áreas agrícolas e leiteiras.

As visitas foram realizadas nas tarde de quarta (8) e quinta-feira (9) nas comunidades de Linha Paixão, São José, Mundo Novo, Rincão dos Toledos, Varame e Linha Teodoro. Em todo percurso, foram fotografadas lavouras prejudicadas pela seca, ficando registrado o impacto direto da falta de chuva na produção da soja e principalmente do milho.

Dessa forma, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, CODER, foi convocado para uma reunião, pelo Secretário Liciomar Soares para debaterem sobre o assunto. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10, e contou com a participação do prefeito municipal Everaldo da Silva Moraes e do vice Altamiro Trenhago, que acompanham atentamente a situação.

Então, através do levantamento realizado pelo extensionista Maurício Klauck, que reuniu testemunhos, dados de produção e registros fotográficos foi concluído que houve perdas em praticamente todas as culturas. Após uma ampla discussão sobre a situação crítica das lavouras, foi oficializado o pedido ao prefeito de decreto de estado de emergência do município.

As medidas cabíveis ao momento já estão sendo providenciadas.

                                                        

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support