Campos Borges - RS, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Audiência Pública – efeitos da Estiagem

A Prefeita Municipal, Cleonice da Paixão Toledo, o Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Luan da Silva Pereira e o Extensionista da Emater, Marcos Rosa, estiveram participando da Audiência Pública sobre os efeitos da estiagem na Região, que ocorreu na Casa da Cultura no Município de Espumoso.

A estiagem é um período prolongado de redução ou ausência de chuvas, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição. Estiagens nesse período impedem a preparação para o semestre seguinte, a qual se dá principalmente pelo plantio das cultivares que depende das chuvas.

O encontro teve objetivo de tratar assuntos decorrentes dos efeitos da estiagem que assola os 32 Municípios da Região, prorrogações de prazos de pagamentos para produtores e também recursos para sanar as faltas que a estiagem trouxe.

O objetivo principal foi buscar soluções imediatas e estruturantes para a estiagem que castiga as cidades do Alto Jacuí e todo Estado do Rio Grande do Sul. O pedido principal é de agilidade por parte do Governo Estadual e Federal para que nossos agricultores e produtores de Leite que estão sofrendo com está estiagem tenham suas dívidas renegociadas.

Segundo Cleonice, o Município irá lutar juntamente com os agricultores e produtores de Leite para buscar junto à esfera Estadual e Federal, recursos para amenizar esta situação que estamos enfrentando.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support