Campos Borges - RS, quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campos Borges baseia suas atividades na garantia do acesso e permanência de todos os  educandos, conforme estabelece o Art. 208 da Constituição Federal de 1998.  A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentro de suas possibilidades, busca sempre atender as necessidades essenciais e básicas, no que diz respeito as etapas da Educação Básica que atende em suas escolas.

A EMEI Toca dos Tocos atende a primeira etapa da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual, social, afetivo, estético, complementando a ação da família e preparando os sujeitos no processo de integração social. A EMEI Toca dos Tocos foi criada e denominada pelo decreto Nº 209 de 14 de agosto de 1991, que atendia cerca de 35 crianças. O nome Toca dos Tocos foi escolhido através de um concurso onde a comissão após análise considerou a da Senhora Dorilda Schmit Barbosa como a escolhida.

Atualmente a EMEI Toca dos Tocos atende em torno de 190 alunos, na faixa etária dos zero aos cinco anos. A escola também conta com profissional especializado para a Sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que atende alunos matriculados na escola, que necessitam deste atendimento especial.

A EMEF Menino Deus atende a segunda etapa da Educação Básica, que visa “Educar para a vida cidadã”, assegurando ao educando a formação e o conhecimento indispensáveis ao exercício da cidadania para agir e interagir no meio social, inserir-se no mundo do trabalho, progredindo nos estudos, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa, solidária, humana, não violenta e inclusiva, oferecendo um ensino de qualidade, contribuindo para a formação integral dos estudantes sendo capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo, aberto e integrador. A EMEF Menino Deus foi criada e denominada pelo Decreto Municipal nº 424 de 28 de julho de 1993. A Origem do nome deu-se através de uma pesquisa de opinião pública, onde a sugestão escolhida

“Menino Deus”, foi a do Padre Albino Puntel.

Atualmente a EMEF Menino Deus atende 210 alunos, distribuídos em suas 10 turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 07 turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A escola atende aos alunos com necessidades educacionais, na sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE com profissionais qualificados.

 

Secretária Municipal: Rozani Maria Ghuzi Vidal

E-mail: [email protected]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support